Ataque de dicionário

Por que confiar em nós

Ataque de dicionário é uma forma de ataque de força bruta usada para violar a segurança de um computador, dispositivo ou servidor protegido por senha. Isto posto, saiba o que é e como funciona um ataque de dicionário no artigo abaixo.

O que é um Ataque de dicionário?

Um ataque de dicionário é uma forma de ataque de força bruta usada para violar a segurança de um computador, dispositivo ou servidor protegido por senha. Ele tenta derrotar um mecanismo de autenticação inserindo sistematicamente cada palavra e variação em um dicionário como uma senha ou tentando determinar a chave de descriptografia de uma mensagem ou documento criptografado.

Atacantes maliciosos usam listas de senhas comumente usadas, nomes populares de animais de estimação, frases, combinações de números, personagens fictícios ou palavras de um dicionário – dando ao ataque seu nome. Depois que o hacker encontra com sucesso a senha do usuário, ele pode obter acesso aos seus arquivos, mídia social, banco on-line e outras contas.

Principais conclusões

  • Atacantes maliciosos tentam descobrir a senha de um usuário percorrendo uma lista de palavras até obterem acesso ao dispositivo ou conta online.
  • Ferramentas automatizadas e GPUs permitem que hackers tentem milhões de senhas em segundos.
  • Ataques de dicionário geralmente são bem-sucedidos, pois os usuários tendem a definir senhas fracas.
  • Consequências sérias incluem violações de dados, perdas financeiras, contas bloqueadas e danos à reputação.
    Empresas como LinkedIn e Nvidia sofreram ataques de dicionário.

Como funciona um ataque de dicionário

O método mais comum de autenticação de um usuário em um sistema de computador é por meio de uma senha. No entanto, essa também é a forma mais fraca de autenticação porque os usuários frequentemente usam palavras comuns como senhas.

Usuários antagônicos, como hackers e spammers, aproveitam essa fraqueza usando um ataque de dicionário. Eles tentam fazer login em um sistema de computador tentando todas as senhas possíveis até que a correta seja encontrada.

Os ataques de dicionário geralmente são bem-sucedidos porque muitos usuários e empresas usam palavras comuns como senhas. Essas palavras comuns são facilmente encontradas em um dicionário, como um dicionário de inglês.

Muitas pessoas usam nomes de animais de estimação, times esportivos, atletas, personagens da cultura pop e assim por diante para criar senhas fáceis de lembrar. Alguns até usam senhas básicas como “senha” ou “123456”.

O que é um ataque de dicionário em segurança cibernética? Um ataque de dicionário pode ser realizado offline ou online. Durante um ataque, uma ferramenta automatizada insere sistematicamente palavras de uma lista no campo de senha de uma tela de login para obter acesso a um sistema, conta ou arquivo criptografado.

Esse ataque é mais eficaz se o hacker tiver uma longa lista de senhas potenciais. Quanto mais tempo o ataque demorar, maior a probabilidade de ser notado. Uma ferramenta de ataque de dicionário baseada em unidades de processamento gráfico (GPUs) pode executar milhões de senhas por segundo na tentativa de invadir uma conta.

Os ataques de dicionário geralmente funcionam com base no fato de que uma das entradas na lista pode ser a senha correta para uma conta. Mas quando os hackers têm como alvo um usuário ou organização em particular, eles usarão uma lista de palavras personalizada.

Como evitar um ataque de dicionário de senha

Duas contramedidas contra ataques de dicionário incluem:

Resposta atrasada

Uma resposta ligeiramente atrasada do servidor impede que um hacker ou spammer verifique várias senhas em um curto período de tempo.

Bloqueio de conta

Bloquear uma conta após várias tentativas mal sucedidas (por exemplo, bloqueio automático após três ou cinco tentativas malsucedidas) impede que um hacker ou spammer verifique várias senhas para fazer login.

Ataques de dicionário não são eficazes contra sistemas que usam senhas de várias palavras. Eles também falham contra sistemas que usam permutações aleatórias de letras minúsculas e maiúsculas combinadas com numerais, pois é improvável que sejam incluídas em uma lista de palavras.

A instalação de software antivírus pode detectar e prevenir ataques identificando repetidas tentativas de login malsucedidas ou outras atividades suspeitas e solicitando que os usuários criem senhas mais fortes, com menor probabilidade de estarem em listas de ataques de dicionário.

Ataque de dicionário vs. Ataque de força bruta

Um ataque de dicionário é um tipo de ataque de força bruta, mas há uma distinção entre os dois.

Um ataque de força bruta é menos direcionado, pois não usa uma lista de palavras, mas percorre todas as combinações possíveis de letras, números e símbolos.

Enquanto os ataques de dicionário tendem a ser mais eficientes, os ataques de força bruta têm mais probabilidade de quebrar senhas únicas ou difíceis que não são baseadas em palavras comumente usadas.

7 maneiras de se proteger contra um ataque de dicionário

  1. Use autenticação de dois fatores

    Defina contas para exigir dois tipos de autenticação para efetuar login, como uma senha e uma impressão digital. A identificação biométrica, incluindo impressão digital, reconhecimento facial ou escaneamento de retina, usa recursos físicos que não podem ser afetados por um ataque de dicionário.
  2. Crie senhas aleatórias

    Evite usar senhas que incluam detalhes como datas de nascimento, nomes de animais de estimação, palavras comuns ou personalidades favoritas, que podem ser adivinhadas facilmente. Nunca reutilize senhas em contas ou use combinações óbvias de palavras e números, como “Senha123” ou “abcd1234”. Crie senhas fortes usando uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Frases completas são mais difíceis de adivinhar para ferramentas automatizadas.
  3. Use um gerenciador de senhas

    Os gerenciadores de senhas podem criar, armazenar e inserir senhas com segurança. Isso permite que você crie senhas mais fortes que podem não ser tão fáceis de lembrar e são mais difíceis de quebrar.
  4. Use aplicativos de autenticação

    Os autenticadores podem ser vinculados a uma conta e gerar senhas aleatórias de uso único (OTPs) sempre que você fizer login.
  5. Limite as tentativas de login

    Alguns sites e aplicativos agora limitam o número de tentativas de login permitidas dentro de um período de tempo específico. Se esta for uma opção, habilite-a em cada conta para evitar hacks de dicionário.
  6. Forçar redefinições

    Defina as contas para forçar uma redefinição de senha após um número especificado de tentativas de login com falha, evitando que ataques de dicionário tentem adivinhar senhas repetidamente.
  7. Atualize as senhas regularmente

    Altere as senhas a cada poucos meses para manter os hackers na dúvida.

Consequências de um ataque de dicionário

  • Ataques de dicionário podem ter implicações sérias para indivíduos, empresas e outras organizações.
  • Violações ou perdas de dados, expondo informações confidenciais a partes não autorizadas.
  • Contas bloqueadas, perda de acesso após repetidas tentativas de login malsucedidas.
  • Perda financeira por meio do roubo de fundos ou ativos e custos associados à resposta a violações de segurança.
  • Interrupção operacional causada por tempo de inatividade do sistema, interrupção do serviço ou perda de acesso a contas.
  • Violações de dados podem prejudicar a reputação de uma empresa entre clientes e parceiros.
  • Organizações que sofrem violações de dados podem estar sujeitas a penalidades, multas ou ações legais por não proteger as informações do cliente.

Exemplos de ataque de dicionário

Algumas das maiores empresas do mundo, incluindo Adobe, Dropbox, GitHub, LinkedIn e Nvidia, sofreram ataques de dicionário.

Em 2012, hackers usaram uma combinação de força bruta e ataques de dicionário para obter acesso a senhas de aproximadamente 6,5 milhões de contas de usuários do LinkedIn. Em maio de 2016, a empresa tomou conhecimento de que mais 100 milhões de endereços de e-mail e senhas com hash foram hackeados. Ela respondeu invalidando as senhas de todas as contas que não atualizaram suas senhas desde a violação.

Em fevereiro de 2022, a Nvidia foi atacada pelo grupo de hackers Lapsus$, que usou ataques de dicionário entre outros métodos para roubar e vazar credenciais de funcionários e informações proprietárias, como código-fonte para GPUs da NVIDIA. O vazamento mostrou que os funcionários da Nvidia estavam usando senhas fracas; todos os funcionários foram posteriormente obrigados a alterar suas senhas.

Resultado Final

A definição de um ataque de dicionário é uma técnica ou método que hackers maliciosos usam para obter acesso não autorizado a um sistema, tentando sistematicamente uma lista de senhas ou frases comumente usadas até invadirem a conta de um usuário. Como os usuários tendem a escolher senhas fracas ou previsíveis, definir senhas fortes, usar autenticação de dois fatores e gerenciadores de senhas, bem como limitar as tentativas de login, pode ajudar indivíduos e organizações a evitar ataques de dicionário bem-sucedidos.

Confira mais conteúdos sobre Cibersegurança.

FAQs

O que é um ataque de dicionário em termos simples?

O que é o método de ataque de dicionário?

Qual é a diferença entre força bruta e ataques de dicionário?

O que é um ataque de dicionário na aprendizagem?

Nicole Willing
Technology Specialist
Nicole Willing
Jornalista Tecnológica

Nicole é uma jornalista profissional com 20 anos de experiência em escrita e edição. Sua expertise abrange tanto o setor de tecnologia quanto o financeiro. Ela desenvolveu expertise na cobertura de mercados de commodities, ações e criptomoedas, bem como as últimas tendências no setor de tecnologia, de semicondutores a veículos elétricos. Ela é formada em Jornalismo pela City University, Londres. Tendo abraçado o estilo de vida nômade digital, ela geralmente pode ser encontrada na praia tirando areia do teclado entre viagens de mergulho.