Defesa cibernética é um mecanismo de defesa de rede de computadores que inclui resposta a ações e proteção de infraestrutura crítica e garantia de informações para organizações, entidades governamentais e outras redes possíveis. Assim, saiba o que é e como funciona a defesa cibernética no artigo a seguir.
O que significa defesa cibernética?
A defesa cibernética se concentra na prevenção, detecção e fornecimento de respostas oportunas a ataques ou ameaças para que nenhuma infraestrutura ou informação seja adulterada.
Com o crescimento do volume e da complexidade dos ataques cibernéticos, ela se tornou essencial para a maioria das entidades, a fim de proteger informações confidenciais e proteger ativos.
A Techopedia explica a defesa cibernética
Com a compreensão do ambiente específico, a defesa cibernética analisa as diferentes ameaças possíveis ao ambiente em questão. Em seguida, ela ajuda a elaborar e conduzir as estratégias necessárias para combater os ataques maliciosos ou as ameaças.
Uma ampla gama de atividades diferentes está envolvida nesse tipo de defesa com o objetivo de proteger a entidade em questão, bem como para a resposta rápida a um cenário de ameaças.
Essas atividades podem incluir a redução da atratividade do ambiente para os possíveis invasores, a compreensão dos locais críticos e das informações confidenciais, a implementação de controles preventivos para garantir que os ataques sejam caros, a capacidade de detecção de ataques e os recursos de reação e resposta.
Esse tipo de defesa também realiza análises técnicas para identificar os caminhos e as áreas que os invasores poderiam atingir. Ela fornece a garantia necessária para executar os processos e as atividades, sem preocupações com ameaças.
Ela ajuda a aprimorar as utilizações e os recursos da estratégia de cibersegurança da maneira mais eficaz; também ajuda a melhorar a eficácia dos recursos e das despesas de segurança, especialmente em locais críticos.