Layer 2

Por que confiar em nós

Layer 2 refere-se à segunda camada do Modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (OSI), que é a camada de enlace de dados. Isto posto, saiba o que é e como funciona a Layer 2 no artigo abaixo.

Qual o significado de Layer 2?

A Layer 2 refere-se à segunda camada do Modelo de Interconexão de Sistemas Abertos (OSI), que é a camada de enlace de dados.

A Layer 2 é onde os pacotes de dados são codificados e decodificados em bits reais. É a camada de protocolo que permite a transferência de dados entre nós de rede adjacentes em um segmento de rede, como uma rede local ou de longa distância.

Techopedia Explica Layer 2

A Layer 2 fornece os meios processuais e funcionais para a transferência de dados entre os nós da rede e fornece os meios para detectar e corrigir erros que possam ocorrer na camada física (Layer 1).

A Ethernet, que é usada em redes locais (LAN) com vários nós, é o melhor exemplo de protocolo da camada de enlace de dados. Outros protocolos incluem o PPP (Point-to-Point Protocol), o HDLC (High-Level Data Link Control) e o ADCCP (Advanced Data Communication Control Procedures) para conexões de dois nós.

A Layer 2 trata principalmente do fornecimento local de quadros de dados entre dispositivos de rede na mesma rede ou LAN, essencialmente trazendo o conhecimento do protocolo de transmissão para o sistema, gerenciando erros da camada física e promovendo o controle de fluxo e a sincronização de quadros. Ela tem duas subcamadas: controle de link lógico (LLC) e controle de acesso à mídia (MAC).

Os principais serviços da Layer 2 incluem:

  • Encapsulamento de pacotes de dados em quadros
  • Sincronização de quadros
  • Controle de erros e de fluxo por meio da subcamada LLC
  • Endereçamento físico ou MAC
  • Comutação de pacotes ou de LAN
  • Programação de pacotes de dados
  • LANs virtuais

Confira mais conteúdos sobre Gerenciamento de Dados.

Margaret Rouse
Technology expert
Margaret Rouse
Especialista em Tecnologia

Margaret é uma premiada redatora e professora conhecida por sua habilidade de explicar assuntos técnicos complexos para um público empresarial não técnico. Nos últimos vinte anos, suas definições de TI foram publicadas pela Que em uma enciclopédia de termos tecnológicos e citadas em artigos do New York Times, Time Magazine, USA Today, ZDNet, PC Magazine e Discovery Magazine. Ela ingressou na Techopedia em 2011. A ideia de Margaret de um dia divertido é ajudar os profissionais de TI e de negócios a aprenderem a falar os idiomas altamente especializados uns dos outros.