Um socket (em Português, soquete) é um objeto de software que atua como um ponto final estabelecendo um link de comunicação de rede bidirecional entre um programa do lado do servidor e um do lado do cliente. Sabendo disso, entenda o que é e como funciona um socket no artigo a seguir.
O que significa socket?
No UNIX, um socket também pode ser chamado de ponto de extremidade para comunicação entre processos (IPC) dentro do sistema operacional (SO).
Em Java, as classes de socket representam a comunicação entre os programas cliente e servidor. Essass classes lidam com a comunicação do lado do cliente, e as classes de socket do servidor lidam com a comunicação do lado do servidor.
A Techopedia explica o soquete
Os URLs e suas conexões são usados principalmente para acessar a Internet, mas, às vezes, os programas exigem um simples link de comunicação entre o cliente do programa e o lado do servidor. Essa função seria associada a um socket que ligaria os lados do cliente e do servidor do programa.
Quando um cliente estabelece comunicação com o servidor, por exemplo, ao consultar o banco de dados, uma conexão confiável entre o servidor e o cliente é estabelecida por meio de um canal de comunicação TCP. Nesse tipo de comunicação, o cliente e o servidor podem ler ou gravar em sockets vinculados a um canal de comunicação específico.
Eles são classificados principalmente em dois tipos: ativos e passivos. Os ativos são conectados aos ativos remotos por meio de uma conexão de dados aberta. Se essa conexão for fechada, os ativos em cada ponto final serão destruídos. Os passivos não são conectados; em vez disso, eles aguardam uma conexão de entrada que gerará um novo ativo.
Embora exista uma relação estreita entre um socket e uma porta, ele não é de fato uma porta. Cada porta pode ter um único socket passivo aguardando conexões de entrada e vários ativos, cada um deles relacionado a uma conexão aberta na porta.
Para ler mais artigos e notícias sobre tecnologia, clique aqui.